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IFMT amplia horizontes e mostra o poder da educação de qualidade no interior

Publicado por: Reitoria / 28 de Abril de 2025 às 15:26

No Dia da Educação, o IFMT exalta o protagonismo da formação aplicada no interior do estado e destaca como o ensino pode superar distâncias para transformar realidades

Neste dia 28 de abril, celebramos o Dia da Educação, e nada melhor para comemorar essa data significativa do que conhecer o impacto positivo que o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) tem promovido na capacitação de estudantes, superando desafios como a distância entre as regiões do estado.

Contrariando a ideia de que a educação no interior tem qualidade inferior à das grandes cidades, o IFMT tem se consolidado em municípios que, anteriormente, não ofereciam cursos técnicos ou superiores. O município de Confresa, a 1.057 quilômetro de Cuiabá, é um exemplo de como a expansão da educação pública para o interior pode influenciar positivamente o desenvolvimento regional.

O IFMT – Campus Confresa ocupa uma localização estratégica, estando mais próximo das capitais Palmas (TO) e Goiânia (GO) do que da própria capital de Mato Grosso. Porém, sua localização não impede a formação e qualificação profissional oferecida pelo campus, especialmente com cursos em áreas como Química, Física, Biologia e Matemática. Formando desse modo, docentes como Emerson Figueiredo.

Aprender e Ensinar no IFMT

Atualmente professor e coordenador do curso de Licenciatura em Química no IFMT – Campus Confresa, Emerson Figueiredo é mais do que um exemplo do poder transformador da educação. Ele conta que, ainda no ensino fundamental em uma escola pública estadual no município de Curvelândia-MT, a 281 quilômetros de Cuiabá, já recebia muito incentivo de seus professores.

Contudo, foi no IFMT que ele experimentou um ambiente capaz de desenvolver ainda mais seu aprendizado. Além do seu gosto pelos estudos, desejava “ferramentas” para entender o mundo à sua volta. “O que sentia falta era um ambiente que potencializasse ainda mais meus estudos, foi aí que o IFMT entrou na minha vida”, relata.

Embora tenha feito sua graduação em Química pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), no IFMT - Cuiabá Bela Vista, a relação de Emerson com a instituição começou logo após o ensino fundamental, especificamente no IFMT – Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, a 218 quilômetro de distância de Cuiabá. Esse campus foi fundamental na formação de sua identidade pessoal e profissional, proporcionando projetos variados, incluindo eventos científicos, culturais e esportivos.

“O Instituto me ofereceu não só uma formação técnica de qualidade e científica de excelência, mas também um espaço de pertencimento humano”, destaca.

Voltando ao IFMT – Campus Confresa, devido sua ocupação em uma posição estratégica em Mato Grosso, sua contribuição para o ensino ultrapassa os portões do campus. Com aproximadamente 39 mil habitantes, Confresa é o município mais populoso da microrregião Norte do Araguaia, composta por outros 14 municípios.

Atualmente, além dos cursos de licenciatura, o campus oferece outras modalidades de ensino, contribuindo significativamente para suprir a demanda por profissionais capacitados na educação básica local.

“O IFMT tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário, levando muitas oportunidades a muitos que não tinham acesso. É uma instituição que chega onde muitas vezes o Estado não chega, oferecendo formação do médio à pós-graduação, de qualidade”, observa Emerson.

Agora como professor, Emerson reconhece o impacto de sua trajetória acadêmica e o papel que exerce como educador. Ao aplicar o uso de metodologias ativas de ensino, ele enxerga a sala de aula como um ambiente de transformação, além de um espaço de transmissão de conteúdo. Dessa forma, valorizando o protagonismo dos estudantes e os preparando para um futuro em que se apresente novas possibilidades para os mesmos.

“A educação, no fundo, é isso: abrir portas. E no IFMT, a gente tem a chave para muitas delas”, conclui.

Formação e permanência no território

No IFMT – Campus Confresa, a oferta dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química, Física, Biologia e Matemática tem sido fundamental para atender à carência de professores licenciados nas redes municipais e estaduais de toda a região. Isso possibilita que os estudantes não precisem se deslocar para áreas distantes de suas famílias e amigos.

“Muitos estudantes vêm de cidades vizinhas como Vila Rica, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, entre outras, e após formados retornam às suas comunidades para contribuir com a melhoria da educação local”, destaca Thiago Lopes, professor de matemática e integrante do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no IFMT – Campus Confresa.

Os egressos dos cursos de licenciatura ofertados pelo campus têm atuado em diversas escolas públicas da região, promovendo melhorias na qualidade do ensino, práticas pedagógicas inovadoras e projetos de extensão e pesquisas voltadas às realidades escolares locais. Um exemplo disso é a área da Física, que atualmente, segundo o professor, é inteiramente ocupada por egressos do IFMT – Campus Confresa.

Entretanto, o caminho para alcançar um futuro melhor por meio da educação no interior também impõe desafios. Entre os obstáculos mais presentes, destacam-se os deslocamentos para diferentes locais, a escassez de recursos pedagógicos em algumas escolas e a valorização insuficiente de muitas carreiras docentes.

“Mesmo diante desses obstáculos, a atuação do IFMT tem sido fundamental para ampliar o alcance e a qualidade da formação de professores na região”, finaliza o professor Thiago.

Expansão estadual e o uso da educação para o desenvolvimento

Com a oferta de cursos que vão desde o Ensino Médio Técnico até a Pós-Graduação, o IFMT atende atualmente a mais de 21.800 estudantes, distribuídos por 20 Campi em diversos municípios do estado, nos seguintes cursos: 55 de Ensino Médio Integrado (EMI), 26 de Bacharelado, 28 de Tecnologia, 20 de Licenciatura, 11 Subsequentes ao Ensino Médio, 15 de Formação Inicial e Continuada (FIC), 5 de Especialização, 5 de Mestrado, 2 turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 1 curso Concomitante.

“É tudo que a gente quer, mais estudantes conosco, acreditando que por meio do estudo, por meio da educação, a gente sempre tem uma perspectiva melhor de vida”, enfatiza Luciana Klamt, Pró-Reitora de Ensino do IFMT (Proen).

A organização exercida pelo IFMT, que destaca sua responsabilidade com os municípios menores, é essencial para levar educação para além das grandes cidades. “Um dos principais papéis dos Institutos Federais é interiorizar uma educação pública de qualidade e gratuita”, afirma Klamt.

Os resultados de desempenho dos campi do IFMT no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, referente ao Ensino Médio, refletem a qualidade educacional promovida pela instituição na região interior do estado. O IFMT – Campus Sinop conquistou a melhor nota do estado, com 5,9. Outros campi, como o Campus Avançado de Lucas do Rio Verde (5,5) e o Campus Juína (4,7), também figuraram entre as melhores notas do estado.

A Pró-Reitoria de Ensino ressalta a importância da educação integral e integrada oferecida pela Instituição, que obteve resultado expressivo em um índice que avalia instituições públicas e privadas brasileiras. “Essa integração é muito importante e que gera a formação integral de todo o ser, tanto nos seus níveis técnicos, como no seu senso crítico, no seu conhecimento de mundo”.

Texto: Andrey Bonfim - estagiário de Jornalismo
Revisão: Rafaela Souza - jornalista

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